Pular para o conteúdo principal

Operação da PM acompanha manifestação na capital

 




Em decorrência do decreto n° 800, que prevê medidas de prevenção à covid-19 no estado do Pará, a Polícia Militar acompanhou, neste domingo (14), uma manifestação que teve início pela manhã, na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, e terminou no Mercado de São Brás. Três pessoas, que participavam da manifestação foram conduzidas para a Seccional de Polícia Civil de São Brás por descumprimento do decreto estadual n° 800. Não houve necessidade de uso da força policial.

Tropas do Batalhão de Rotam, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Choque, Batalhão de Ações com Cães, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), além do Comando de Policiamento da Capital I, atuaram na manifestação, sob a coordenação do comandante do 2° Batalhão, tenente-coronel Marcelo Siqueira.


A ação da PM se concentrou, inicialmente, na Praça da Bandeira e na esquina da avenida Visconde de Souza Franco com a travessa Antônio Barreto. Os militares orientaram as lideranças da manifestação quanto a necessidade de cumprimento do distanciamento social, e negociaram para que os 20 carros usados por eles fossem divididos em dois grupos de dez, conforme o limite estabelecido pelo decreto. 

Contudo, veículos que estavam nas transversais decidiram aderir ao movimento e desrespeitaram o que foi previamente estabelecido. Na altura dos arredores da travessa São Francisco com a Rua João Diogo, a carreata foi encerrada, mas houve questionamentos por parte dos manifestantes.  


Três deles foram conduzidos por descumprimento do decreto estadual e encaminhados para a Seccional de Polícia Civil de São Brás. As pessoas conduzidas vão responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por descumprirem o decreto, que proíbe aglomerações e carreatas, e por desobediência ao artigo 268 do Código Penal, que prevê como crime infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Dois veículos utilizados no ato chegaram a ser apreendidos e em seguida liberados, uma vez que não foram constatadas irregularidades por parte da Polícia Civil e do Detran. 

"O saldo da operação foi positivo. Não houve pessoas feridas e a PM agiu para cumprir o decreto estadual e salvaguardar a vida, inclusive dos participantes do movimento", explicou o comandante da operação.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Tucuruí, PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo

  Um homem foi preso por policiais militares do 13° Batalhão, em Tucuruí, após ser flagrado portando um revólver na noite deste sábado (10). Os militares faziam rondas ostensivas no bairro Vila Permanente, quando perceberam um homem em uma motocicleta, parado próximo a uma rotatória e em atitude suspeita. Durante a abordagem policial as equipes constataram que o suspeito estava armado, com um revólver calibre .38 com cinco munições. O homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Tucuruí por porte ilegal de arma de fogo.

PM apreende mais de 200 porções de maconha em Ananindeua

Uma abordagem realizada por policiais militares do 30° Batalhão (30° BPM), neste domingo (20), resultou na apreensão de mais de 200 porções de maconha no bairro do Aurá, em Ananindeua.   Durante o policiamento ostensivo pelo bairro, os policiais viram um um homem que tentou se desfazer de uma sacola plástica ao perceber a aproximação dos policiais. O suspeito tentou fugir, porém os policiais conseguiram abordar o homem em uma rua próxima. Dentro da sacola, os policiais apreenderam 267 porções de maconha e 36 porções de pasta base de cocaína. O homem foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento do Aurá pois estava com problemas de saúde, e depois apresentado junto com as drogas na Seccional da Cidade Nova, para a realização dos procedimentos adequados.

9º BPM prende integrante de trio que assaltou residências em Breves

  Na manhã desta segunda-feira (15), equipes do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), apreenderam uma arma de fogo que foi utilizada por um trio suspeito de cometer assaltos à residências no município de Breves, Região do Marajó. Houve troca de tiros durante a ação e uma pessoa foi presa. Os agentes foram acionados por uma mulher que teve sua casa arrombada pelos suspeitos e teve dinheiro e bens materiais levados por eles. De posse das informações a equipe policial deu início às incursões em busca dos suspeitos e após várias buscas chegaram até o trio, que estava escondido em uma residência localizada na rua Antônia Ferreira Fugaça, conhecida popularmente como rua “Maria do Boi”. No momento em que faziam o cerco policial na casa, os policiais foram recebidos com vários disparos e por isso precisaram revidar a agressão. Durante a troca de tiros, os suspeitos conseguiram fugir pelo igarapé deixando para trás a arma usada na troca de tiros. Minutos depois, os policiais receberam in...